Rosquinhas de laranja da Tunísia

Saiu mais uma receita do livro "As 100 mais famosas sobremesas do mundo". 
Como diz a introdução do livro: "Na Tunísia, estas rosquinhas de massa recebem o nome de Yo-yo e possuem um sabor agradável e fresco a laranja".
Subscrevemos inteiramente, e acrescentamos que são uma delícia :)...

Ingredientes:
Para a massa:
2 ovos
1 gema 
50 gr açúcar
4 colh sopa de óleo
4 colh sopa sumo de laranja
3 a 4 colh sopa raspa de laranja
30 gr fermento em pó
350 gr farinha

Para a calda:
0,5 l de água
2 colh sopa sumo de limão
350 gr açúcar
60 gr mel

3 a 4 colh sopa sumo de laranja
2 colh sopa raspa de laranja

Preparação:
Coloque os ovos numa tigela, a gema, o óleo, o sumo de laranja, a raspa de laranja e o açúcar. Bata vigorosamente com a vara de arames até obter uma massa lisa. Continuando sempre a bater, vá adicionando aos poucos o fermento em pó misturado com a farinha peneirada. Continue a bater até que a massa se desprenda de uma colher. No caso de ser necessário, adicione um pouco mais de farinha. Tape a tigela e deixe repousar durante 30 minutos no mínimo.
Para a calda, ferva num tacho a água com o sumo de limão e o açúcar. Continue sempre a mexer até que o açúcar se dissolva na sua totalidade. Deixe ferver durante mais 5 min até que se forme uma bola pequena, ou seja, a calda tem de ferver o tempo necessário para que uma gota de calda, ao cair em água gelada, se transforme imediatamente numa bolinha. Baixe o lume e sem parar de mexer, adicione o sumo de laranja, o mel e a raspa da casca de laranja. Tape outra vez o recipiente e retire do lume.
Encha a frigideira com óleo e aqueça. Com as mãos enfarinhadas, forme umas bolas de massa. Divida em 20 partes. De cada parte, forme, por sua vez, umas bolinhas com 4 cm de diâmetro. Achate-as ligeiramente e, com um dedo enfarinhado ou com uma colher de cozinha, faça um orifício no centro da massa. Coloque, de cada vez, 2 ou 3 rosquinhas no óleo a ferver, e deixe-as frita durante cerca de 5 min. De vez em quando, vire-as ao contrário com uma escumadeira. As rosquinhas têm de ficar com um tom dourado. Retire-as do óleo e coloque-as sobre papel de cozinha absorvente para eliminar a gordura.
com um garfo, pique repetidamente as rosquinhas ainda quentes. Com a ajuda de umas pinças, embeba-as na calda até ficarem bem impregnadas.

publicado por xana às 09:10 | link do post | comentar