Bolo com ganache de chocolate

Este bolo foi feito para festejar o aniversário da nossa amiga Ana, do Rivendell's Land. O Emílio quis organizar uma festa surpresa, e nós ficámos de levar o bolo. Foi uma festa muito gira, a Ana ficou super contente :)
Retirámos o bolo do livro "chocolate" que vos falei aqui.


Ingredientes:
3/4 cháv margarina sem sal, mais um pouco para untar
3/4 cháv açúcar granulado fino
4 ovos, ligeiramente batidos
1 3/4 cháv farinha trigo c/ fermento
1 colh sopa cacau em pó
50 gr chocolate semi-amargo derretido


Ganache
2 cháv natas espessas
375 gr chocolate semi-amargo partido em pedaços


Preparação:
Aqueça previamente o forno a 180º C. Unte com margarina uma forma com 20 cm de diâmetro e forre-a com papel vegetal. Numa tigela, bata a margarina com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e fofa, e adicione, pouco a pouco, os ovos, batendo bem após cada incorporação. Junte a farinha e o cacau, peneirados, misture suavemente e adicione o chocolate derretido.
Encha a forma com o preparado obtido, alise a superfície e leve a cozer no forno previamente aquecido, durante 40 minutos, ou até que o bolo fique flexível ao toque. Deixe arrefecer o bolo durante 5 min, desenforme e deixe arrefecer completamente. 
Corte o bolo ao meio, no sentido horizontal.
Para a ganache, coloque as natas numa caçarola, leve ao lume até ferver, mexendo sempre. Adicione o chocolate, sem parar de mexer, até que derreta. Transfira o preparado para uma tigela, deixe arrefecer, depois leve ao frigorífico por 2 horas ou até que fique firme. Bata a mistura até obter uma consistência leve e reserve.
Reserve um terço da ganache. Utilize o restante para barrar uma das metades do bolo, coloque a outra metade por cima e cubra o bolo inteiro com a ganache.
Coloque o último terço do ganache num saco de pasteleiro e decore o bolo com lágrimas e leve ao frio por mais uma hora.

(nós, como fizemos um bolo para mais pessoas, repetimos a parte do bolo de chocolate)
publicado por xana às 09:10 | link do post