Barritas de chocolate e pistácio

Esta foi a receita que me fez comprar o livro "chocolate". 
Já fizemos algumas receitas, todas elas com resultados divinais à vista e não só. Esta não foi excepção...
No final ficamos com a sensação que a casca de limão não era de todo necessária, ou reduzir a quantidade (logo eu que adoro limão em tudo, mas aqui era desnecessário). Mas também pode ter sido, ter tido azar nos limões que comprei, porque eram azedoooosss :)...
Experimentem, super simples, e uma delícia :)


Ingredientes:
2 colh sopa margarina sem sal, mais um pouco para untar
175 gr chocolate semi-amargo partido em pedaços
2 1/2 cháv de farinha c/fermento
1 1/2 colh chá fermento em pó
1/2 cháv açúcar granulado
1/2 chá farinha milho 
raspa fina de 1 limão
2 colh chá amaretto (usámos whisky)
1 ovo, ligeiramente batido
3/4 cháv pistacios, grosseiramente picados
2 colh chá açúcar em pó para polvilhar


Preparação:
Aqueça o forno a 160º C. Unte um tabuleiro com margarina. 
Derreta o chocolate e a margarina em banho maria. Mexa sempre até o chocolate derreter. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.

Numa tigela, junte a farinha e o fermento em pó peneirados. Mexendo, adicione o açúcar, a farinha de milho, a raspa de limão, o amaretto, o ovo e os pistacios. Incorpore o chocolate e bata até obter uma massa macia.
Enfarinhe ligeiramente as mãos, divida a massa em dois, e molde cada pedaço num cilindo. Transfira os cilindros para um tabuleiro preparado e achate-os, com a palma da mão, até ficarem da grossura de 2 cm. Leve as barras ao forno pré-aquecido durante 20 min ou até ficarem firmes ao toque.
Retire o tabuleiro e deixe arrefecer as barras. Quando estiverem frias, coloque as barras numa tábua de cortar e corte-as na diagonal de modo a fazer barritas finas. Leve-as de novo ao forno por mais 10 min até ficarem crocantes. Retire do forno, deixe arrefecer, e polvilhe ligeiramente com açúcar em pó.
publicado por xana às 09:10 | link do post | comentar