Coq au vin

Em 1º lugar, quero desejar a todas as crianças (pequenas e um pouquinho "mais" grandes) um feliz dia, em especial à minha filhota... Espero que tenhas um dia fantástico filha :)

Tenho um livro há uns bons tempos do qual ainda não tinha testado receita nenhuma. Têm todas um excelente aspecto, mas são daquelas que levam imenso tempo a fazer... Tempo é sempre algo que tenho pouco, mas um destes dias dispus-me a testar esta, e não me arrependi...
Um sabor fabuloso, com uma simples receita. Acabou por não levar tanto tempo como dizia na receita... Adorámos, e será para repetir..

Ingredientes (4 pess):
1/4 cháv manteiga
2 colh sopa azeite
1,8 toucinho entremeado fumado sem courato às tiras (usei cerca de 200 gr de bacon e foi suficiente)
115 gr cebola pérola (usei cebola cortada em 8)
115gr cogumelos frescos cortados
2 dentes alho finamente picados
2 colh sopa brandy (usei whisky)
1 cháv vinho tinto
1 1/4 cháv caldo galinha ( usei água e 1 caldo knorr)
1 saquinho de cheiros
sal e pimenta
2 colh sopa farinha (usei só 1 de maizena p/ molhos)

Preparação:
Derreter metade da manteiga com o azeite num tacho. Juntar o frango e refogar em lume médio, mexendo, durante 8/10 min, ou até ficar tostado. Juntar o toucinho, as cebolas, os cogumelos e o alho.
Deitar o brandy e deitar fogo com um fósforo. Quando as chamar começarem a morrer, juntar o vinho, o caldo e o saquinho de cheiros e temperar com pimenta. Deixar ferver, reduzir o lume, e cozinhar em lume brando até os pedaços de frango estarem cozidos e tentos. Entretanto fazer uma beurre menié esmagando a restante manteiga com a farinha numa tigela pequena.
Retirar e eliminar o saquinho de cheiros. Reservar o frango mantendo quente. Deitar no tacho a beurre menié, um pouco de cada vez. Deixar ferver, colocar novamente o frango na caçarola e servir imediatamente.

A filha adora sumo de meloa e morango, e fez questão de tirar foto para a mãe por no ratatui :)
publicado por xana às 09:10 | link do post | comentar