Bacalhau da Alzira

Esta receita vem numa Teleculinária, e ficou-me logo debaixo de olho. Fiz umas alterações, e diminuí as quantidades, porque era só para nós 2.
Estava bem gostoso. O Ricardo adorou. Na minha opinião teria ficado melhor com bechamel, mais cremoso. Numa próxima testo :)...

Ingredientes:
3 postas de bacalhau do lombo
1,2 Kg batata (usei batata palha de compra)
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 cebola grande
3 dentes de alho
70 gr farinha
40 gr margarina
0,5 dl azeite
6 colh sopa maionese
1 colh café noz-moscada
2 folha de louro
azeitonas q.b.
coentros q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-o a cozer com a folha de louro, escorra, deixe arrefecer e depois lasque retirando pele e espinhas.
Passe o caldo pelo passador de rede e reserve 7 dl.
Descasque e lave a cebola e os alhos, corte a cebola em meias luas e pique os alhos. Lave os pimentos, corte-os ao meio, retire-lhes as pevides e peles brancas e corte-os em tiras finas. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, os alhos e os pimentos e deixe cozinhar, em lume brando, mexendo de vez em quando, até que tudo fique macio. Retire do lume e reserve.
Descasque e lave as batatas, corte-as em palitos finos, frite-os e escorra em papel absorvente. Derreta a margarina num tacho e junte a farinha, aos poucos e mexendo bem até ficar acastanhado. Acrescente o caldo de bacalhau que reservou ais poucos e mexendo continuamente até engrossar, retire do lume e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.
Numa tigela, deite o bacalhau, a mistura dos pimentos, as batatas, o molho que preparou e um pouco de coentros picados, envolva e rectifique os temperos.
Deite para um tabuleiro, barre por cima com a maionese e leve ao forno pré-aquecido a 220º C até que fique bem douradinho. Sirva polvilhado com mais coentros e decorado com azeitonas.
publicado por xana às 09:10 | link do post