Trouxas de frango e farinheira em lombarda

Esta receita vem numa saberes e sabores antiga. Estava em lista de espera ó tempo... Ficou uma delícia :)

Ingredientes (4 pess):
2cebolas
2 cenouras
60 gr Vaqueiro alho (usei azeite, margarina e alho picado)
300 gr peito de frango picado
1 farinheira
8 a 12 folhas de couve lombarda
sal e pimenta preta de moinho
50 gr bacon

Preparação:
Descasque as cebolas e pique-as finamente. Pele as cenouras, rale 1 delas e corte a outra em dados.
Derreta metade da vaqueiro alho num tacho. Quando estiver quente junte metade da cebola picada e assim que começar a alourar, adicione a cenoura ralada. Junte a carne logo que a cenoura esteja mole e deixe cozinhar mexendo sempre, até o frango perder o tom rosado. Tire a pele à farinheira e junte-a ao frango, desfeita em pedaços. Deixe cozinhar, mexendo sempre, ao mesmo tempo que com uma colher de pau vai desfazendo bem a farinheira.
Ao mesmo tempo ponha outro tacho ao lume com água. Lave as folhas de couve e apare-lhes o talo central. Mergulhe-as em água assim que esta estiver a ferver e tempere com sal. Retire as folhas passados cerca de 5 min. e escorra bem.
Tempere o recheio do frango com pimenta preta moída na altura e se necessário rectifique o sal. Divida a mistura pelas folhas de couve, molde num rolinho e embrulhe na folha como se fosse um crepe.
Derreta a vaqueiro no mesmo tacho, junte-lhe a restante cebola picada e o bacon cortado em pedaços, e quando começar a alourar, adicione a cenoura em cubos e introduza os rolinhos de couve. Tape e deixe suar sobre lume muito brando até a couve estar tenra.

tags: ,
publicado por xana às 09:10 | link do post | comentar