Frango de fricassé da mammy
Acho que já vos contei, mas volto a contar, que a minha mãe é uma cozinheira de mão cheia :)...
Um dos pratos que andava sempre a pedir-lhe quando era mais piquena era fricassé... Eh pá saia-lhe mesmo bem o franguinho... Há uns tempos que ando a chateá-la que queria que me fizesse outra vez fricassé. Ela despachou-me em alta velocidade dizendo que não é nada complicado de fazer, e lá me explicou passo-a-passo.
Tinha comprado umas pernas de frango do campo, e ontem, lá fui eu para a cozinha, para fazer como a mammy ensinou... Ficou fabuloso, até nos babámos a comer o petisco.
Enquanto estava ao lume, acreditem que o cheiro que inundou a cozinha, fez-me lembrar a minha mãe, e os meus momentos passados, sentada na mesa da cozinha, a matraquear enquanto ela cozinhava :)... A minha mãe é especial, embora saiba que ela não lê o ratatui, pois como diz "não percebo nada de computadores", deixo-lhe uns beijos e deixo escrito que é a melhor mãe do mundo :).
Ingredientes (2 pess):
3 pernas de frango
cebola e alho picados
salsa picada
3 gemas de ovo
1 caldo knorr de frango
sumo de limão
água
Preparação:
Fazer um refogado com cebola, alho e azeite. Quando lourinho adicionar as pernas do frango e a salsa picada. Deixar alourar de todos os lados, em lume brando, mexendo frequentemente. Juntar o caldo knorr e água até mal cobrir o frango.
Deixar cozer, em lume brando, virando o frango de vez em quando.
Numa taça colocar as gemas e o sumo de limão e misturar bem.
Quando o frango estiver cozinhado, retirar do lume e adicionar, em fio, a mistura dos ovos e o limão, mexendo bem. Servir bem quentinho