Linguini com espargos e gambas

Esta receita vem na saberes e sabores nº195, e estava marcada para testar. Foi agora, e não me arrependi.. Estava uma delícia, sabores diferentes, mas valeu bem a pena.



Ingredientes (4 pess):
300 gr espargos verdes
300 gr linguini
40 gr vaqueiro alho (usei azeite e alho picado)
pimenta preta de moinho, sal e noz moscada
2,5 gr creme culinário vaqueiro
40 gr margarina
300 gr gambas descascadas
0,5 dl brandy (usei whisky)


Preparação:
Ponha ao lume um tacho com água temperada com sal.
Elimine as pontas dos espargos. Introduza-os na panela quando a água estiver a ferver e deixe cozer durante 10 min. Retire os espargos com uma escumadeira e introduza a massa no caldo da cozedura dos espargos. Deixe ferver até estar al-dente.
Corte os espargos em troços, reserve as pontas espigadas e salteie a parte restante numa frigideira num pouco de azeite e alho picado previamente aquecido. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de noz moscada.
Deite os espargos salteados no copo da varinha mágica, junte o creme culinário e triture com a varinha até obter um creme. Reserve
Derreta a margarina numa frigideira, junte as gambas e salteie em lume forte. Regue com o brandy, puxe fogo e deixe arder agitando a frigideira. Junte o creme de espargos às gambas, adicione a massa bem escorrida, envolva-a bem no molho e coloque no recipiente de serviço.

publicado por xana às 09:10 | link do post