Bacalhau Especial gratinado

Esta receita andava debaixo de olho há uns tempos. No fim-de-semana, os nossos amigos vieram almoçar, e foi desta que saiu.
Fiz umas alterações, e o tabuleiro desapareceu todo... acho que é bom sinal ;)...
Uma delícia, sabores diferentes, e descobri que bacalhau com cogumelos frescos fica excelente... 
Só tem uma alteração a fazer, numa próxima vez: ficava melhor se fosse feito em camadas, porque ao servir, cada ingrediente era servido por igual.
Testem, não se arrependem....

Ingredientes:4 lombos de bacalhau demolhado
1 cebola
6 dentes de alho
Azeite
1 emb miolo de camarão
2 cenouras
sal
pimenta
1 emb cogumelos pleurotos
3 cogumelos de paris grandes
2 emb de puré de batata
bechamel q.b.
queijo ralado parmesão

Preparação:Ligue o forno e regule-o para os 220 °C.
Cozer o bacalhau durante 10 minutos.
Entretanto, descasque e corte a cebola e os dentes de alho em rodelas finas e leve a refogar com o azeite, sobre lume brando.
Enquanto a cebola está ao lume, pele e rale as cenouras em fios e junte ao refogado. Tape e deixe estufar enquanto prepara os cogumelos.
Lave, enxugue e corte os cogumelos em pedaços. Lave e escorra bem o camarão e junte tudo aos legumes, aumente um pouco o lume e deixe cozinhar destapado durante uns 5 minutos.
Escorra o bacalhau e aproveite a água para preparar o puré de batata. Prepare o puré enquanto separa os lombos de bacalhau em lascas grandes.
Unte um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa com Vaqueiro e disponha o puré toda a volta, deixando espaço ao centro para colocar aí os legumes e sobre estes as lascas de bacalhau.
Espalhe bechamel sobre o bacalhau, polvilhe com queijo ralado e leve a gratinar no forno até a superfície estar bem dourada.


publicado por xana às 09:10 | link do post | comentar